Plano de Negócios – porque é tão importante.
Introdução
O Plano de Negócio é o fator mais importante para o sucesso de qualquer empresa, pois ele ajuda a definir as prioridades e estabelecer quais serão os recursos necessários. Quem está em busca de melhores resultados, não pode se descurar do planeamento estratégico das suas ações.
ÍNDICE:
Um Plano de Negócios Realista e objetivo
Com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar inúmeros modelos de Plano de Negócio. Mas o planeamento não é como uma receita pronta, ele deve ser realista e pensado com ações adequadas aos objetivos da cada empresa. Um Plano de Negócio bem elaborado possibilita que toda a ação seja baseada em dados concretos.
Por meio da análise de mercado e da concorrência, o gestor pode percorrer por caminhos mais seguros, pois terá consigo uma ferramenta que ajudará a antecipar crises, atuando para evitar maus resultados.
Mas o que seria um Plano de Negócios?
O Plano de Negócios é um documento que reúne todos os objetivos da empresa, além de explicar as estratégias que serão aplicadas, por meio de pesquisa e análise detalhadas.
O Plano de Negócios deve conter 5 componentes:
● Apresentação: descrição da empresa, como e quando surgiu, quais produtos e/ou serviços que oferece;
● Objetivos: lançamento no mercado, aumentar as vendas, expansão para o e-commerce, etc;
● Segmentação de mercado: definição do público-alvo, de acordo com características comportamentais e demográficas, como estilo de vida, idade, género, escolaridade, entre outras;
● Análise da concorrência: estudo sobre o que as empresas concorrentes oferecem, como são vistas pelos clientes e como atuam comercialmente;
● Plano de ações: definir metas para que os objetivos sejam alcançados, de acordo com o orçamento disponível.
Esse planeamento de estratégias contribui para que os objetivos da empresa estejam de acordo com a situação atual do mercado e com uma boa visão das tendências para o futuro. Desta forma, o Plano de Negócios servirá de base para todas as ações a desenvolver para alcançar resultados a médio e longo prazos.
Análise SWOT.
Por meio da análise SWOT, pode-se obter uma avaliação de cenários para a tomada de decisões. Também chamada de matriz SWOT, ela é uma metodologia de planeamento estratégico que leva em conta quatro elementos: as forças e as fraquezas (fatores internos da empresa), e as oportunidades e ameaças (fatores externos, e que não se tem controlo).
Com essas pesquisas e análises feitas, o Plano de Negócios permite ter uma visão ampla sobre as estratégias, contribuindo para a tomada de decisões de forma antecipada. Além disso, ajuda a avaliar novas oportunidades de negócio e garante que toda a equipa envolvida cumpra com as metas comuns.
Como avançar com um Plano de Negócios.
Se ainda não fez um planeamento das ações da sua empresa, ou percebeu que as estratégias adotadas não têm trazido os resultados esperados, talvez seja a hora de elaborar um Plano de Negócios adequado aos seus objetivos.
Se não souber como fazê-lo, ou não tem tempo a perder no meio de tanta informação na internet, encontra aqui especialistas que podem auxiliar na elaboração deste documento. Saber mais AQUI.
Mas se o seu objetivo é lançar uma empresa na Internet, pode consultar esta checklist com os principais passo. Saber mais AQUI.
Conclusão.
Se este tema lhe interessa e quer saber mais, escreva “Sim” na zona de comentários deste artigo para continuar a escrever sobre o tema.
Se pretende que a sua empresa tenha uma base sólida, não pode ignorar a importância do plano de negócios, pois ele ajuda a definir melhor os objetivos, gerando maior produtividade, além de promover uma melhor gestão dos recursos.
- Se tem alguma questão ou comentário não hesite e escreva-o aqui.
- Para não perder um artigo subscreva a Newsletter e siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter: