Mundo AV – Produtor Vs Realizador
Introdução
Os audiovisuais têm o poder de colocar a pessoa no local onde não está. É um arquivo de memória visual e auditiva. Essencial e parte do quotidiano para todos que vivem no século XXI. Irei partilhar um bocadinho do mundo dos AV’s (AV é uma abreviação para Audiovisuais) que considero interessantes para todos começando pelas diferenças entre Produtos vs Realizador.
Produtor vs Realizador
- O que faz um Produtor? Um Produtor é o CEO, de um produto de AV. Este escolhe a história, as pessoas envolvidas (Roteirista, realizador, pessoal técnico, faz o casting, etc. É aquele que toma todas as decisões durante todo o processo (pré-produção, produção e pós-produção).
- O que faz um Realizador? Bem, este trás o conceito criativo para a realidade. é aquele que controla e dirige todo o pessoal técnico durante a produção, o calendário, a forma como são gravadas as cenas (uns preferem fazer muitos takes, outros nem tanto, por exemplo).
Um Produtor não tem necessariamente que saber a parte técnica, isso cabe ao Realizador.
Antes de um Realizador ser convidado para fazer parte de uma produção audiovisual, o Produtor já se apaixonou por uma história, criou um roteiro, arranjou financiamento, arranjou um estudio para o realizar, já tem em mente uma equipa que servirá de suporte e já tem em vista a forma como o vai distribuir.
Se um filme existe é graças ao empenhamento de um Produtor. Muitas vezes aparecem vários Produtores (mais num AV Basics) nos créditos de um filme, estes podem ser investidores, empresas parceiras, nomes sonantes que não participam mas ajudam a marketizar o produto, roteiristas (mais num AV Basics), etc.
Por Fim…
Também, e por fim, são dadas várias nomenclaturas aos Produtores, como Produtores Executivos, Produtores de linha, etc..
Esse será o tópico do próximo artigo sobre AVs!
Filipe Cardoso – AV Specialist em livestream para eventos com Background em Desenho de Construção, Engenharia Civil, Fotografia, Video, Marketing.
Veja os serviços da Categoria Áudio clicando AQUI ou Vídeo clicando AQUI.
- Se tem alguma questão ou comentário não hesite e deixe aqui o seu comentário.
- Para não perder um artigo subscreva a Newsletter e siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter:
Artigos Relacionados:
SOS E-mail Marketing: 10 dicas para evitar cair na blacklist
“Veja se o e-mail não está na pasta de SPAM” - certamente, já disse ou ouviu esta fra...
A importância da Gestão de Redes Sociais
Uma eficaz gestão de redes sociais com uma presença concertada traz inúmeras mais-val...