Netiqueta, sabe o que é?
Introdução
Netiqueta, sabe o que é? Sabemos que não basta ter um bom produto ou um bom serviço para oferecer, é necessário que se tenha atenção à qualidade na comunicação e serviço ao cliente.
Conheça a sua importância para uma boa comunicação com o cliente.
ÍNDICE:
Netiqueta, o que é?
Investir numa boa comunicação com o seu público deve fazer parte do planeamento estratégico do seu negócio. E cumprir com a Netiqueta é fundamental para as empresas que desejam, não só promover a marca, mas especialmente manter clientes fiéis e conquistar novos clientes.
Mas o que é Netiqueta?
A Netiqueta, ou NetEtiquette, é a junção dos termos “network” e “etiqueta” e refere-se a um conjunto de boas práticas recomendadas ao utilizar a internet, seja no ambiente pessoal ou corporativo.
Apesar de não ser formalizada, a utilização desta etiqueta digital contribui para a manutenção de um ambiente mais ordenado, ajudando a promover o respeito mútuo como um padrão.
É natural haver conflitos e falhas nos processos de comunicação e, por isso, conhecer a Netiqueta tem inúmeras vantagens, pois ela contribui para a criação de um bom ambiente e uma boa convivência.
A sua utilização ajuda a evitar mal-entendidos em comunicações online, especialmente nas redes sociais, em e-mails, ou em conversas via chat. Veja algumas dicas para a promoção desta boa convivência.
Netiqueta na Internet
Algumas dicas de como se comportar na Internet:
Netiqueta nas redes sociais
Algumas dicas de como se comportar nas redes sociais:
Gentileza como um serviço ou KaaS
A Netiqueta ainda é pouco conhecida, portanto é preciso ter atenção que a opinião de um cliente insatisfeito, e que não conhece a Netiqueta, pode influenciar negativamente a sua marca.
Nesta situação, em primeiro lugar, é recomendado que haja uma atitude de atenção, empatia e respeito pelo cliente. Assim ele sentirá que seu problema foi acolhido e será solucionado.
Estas dicas ajudam a evitar ser invasivo e mostrar respeito pelo espaço do seu interlocutor, seja nas relações pessoais ou profissionais. Portanto, não importa qual o seu canal de escolha, manter um bom tom para solucionar as objeções dos seus clientes pode fazer toda a diferença!
“Gentileza como um serviço” ou KaaS (Kindness as a Service) deve fazer parte de todas as relações e em todos os ambientes. Embora o processo de comunicação ocorre nos dois sentidos, e não se pode controlar o comportamento do outro, se as boas práticas forem cumpridas, podemos aumentar consideravelmente a nossa credibilidade diante do nosso público.
Um Assistente Virtual também pode ajudar e muito se está sem tempo para dedicar aos seus clientes, para responder a emails, chats, nas redes sociais, etc. Veja como um Assistente Virtual pode ajudar clicando AQUI.
Conclusão
Seja amigável, seja tolerante, seja atencioso, seja prestável, pratique o KaaS.
- Se tem alguma questão ou comentário não hesite, escreva aqui.
- Para não perder um artigo subscreva a Newsletter e siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter:
Artigos Relacionados:
Trabalho Freelance permanece vital para as empresas face à atual turbulência
Se é verdade que cada vez mais trabalhadores olham para o Freelancer como uma boa opo...
As 3 atividades de Marketing do Freelancer moderno
"Quem não está na Internet simplesmente não existe".
Todos sabemos que o Marketi...
santo
Muito esclarecedor!
Muito grata pela partilha!
Irene