A importância da Gestão de Redes Sociais
Introdução
Uma eficaz gestão de redes sociais com uma presença concertada traz inúmeras mais-valias para a empresa.
Costuma dizer-se que ‘quem não é visto, é esquecido’ e, se esta máxima se aplica ao contacto humano, é ainda mais premente relativamente a marcas e empresas. Com os diversos meios de comunicação e com a proliferação de diferentes marcas, a concorrência é cada vez maior. Por isso mesmo, a gestão das redes sociais são vitais para o posicionamento de qualquer entidade, uma vez que são o cartão de visita para qualquer negócio.
ÍNDICE:
Estudos revelam
Segundo o mais recente estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, existem, atualmente, mais de 8,5 milhões de utilizadores ativos de redes sociais em Portugal, qualquer coisa como 83,7% da população portuguesa. Ainda de acordo com a mesma fonte, mais de 80% desta audiência visita as redes sociais pelo menos uma vez por dia.
Nesse sentido, é aí que as pessoas são, pela primeira vez, impactadas por marcas ou negócios. E é precisamente por essa razão que a gestão das redes sociais assumem uma importância fulcral para as vendas.
– Exemplo de um plano de conteúdos –
Um plano de conteúdos permite a Empresa organizar e saber o que vai acontecer nas redes sociais ao longo do mês.
– Gestor de Redes Sociais –
Responsável da gestão das redes sociais deve (entre outros tarefas) planificar, criar os conteúdos e pode e deve também delinear as campanhas e até montá-las.
Funil de vendas na gestão de redes sociais
Muitas vezes, redes como o Facebook ou o Instagram servem como o contacto mais rápido quando o cliente tem questões, sugestões ou até mesmo reclamações. Assim, é importante que as redes sociais estejam em linha com os valores da marca e com a imagem que esta deseja projetar, pois são verdadeiras ferramentas para maximizar a fidelização do cliente às marcas.
Consequentemente, marcas com redes sociais atualizadas, com uma cadência de publicação frequente, com um tom de comunicação adequado ao público-alvo (por exemplo, se se tratar de uma marca dedicada a uma audiência mais jovem, é aconselhável alterar a interpelação para a segunda pessoa do singular, de forma a criar uma relação mais próxima com o cliente ou potencial cliente) são mais facilmente lembradas e têm, por consequência, maior probabilidade de maximizar o funil de vendas.
Humanização dos produtos.
Além de criar relações com a audiência, outro aspecto relevante para a estratégia de redes sociais é a humanização dos produtos e tornar as marcas mais humanas. Afinal de contas, seja num âmbito de comunicação empresarial ou destinada ao consumidor final, todos somos humanos e, por isso, é obrigatório termos em consideração que estamos a comunicar para outra pessoa e não para uma máquina.
Mas há outras mais-valias numa gestão de redes sociais concertada, como a rapidez de resposta perante uma potencial crise, ou até mesmo a facilidade de encontrar talento relevante para organizações. Igualmente, está provado que empresas com necessidades de recrutar têm mesmo de ter as redes sociais apelativas, atualizadas, por forma a captar a atenção de potenciais colaboradores, especialmente em áreas de mercado competitivas, como a tecnologia ou a saúde.
Internacionalização através da gestão de redes sociais.
Um grande benefício das redes sociais, particularmente para bens consumíveis, é a possibilidade de atingirmos qualquer parte do mundo. Numa estratégia de internacionalização, e com campanhas de investimento às plataformas, é possível atingir precisamente o público-alvo que desejamos e que pode estar interessado na nossa marca.
Imagine que é um grande produtor têxtil português que tem como objetivo maximizar as vendas no mercado norte-americano iria definir a persona tipo (com interesse em produtos de têxtil-lar e que trabalhe numa cadeia comercial), escolher um orçamento e as pessoas em questão começarão a ser impactadas por anúncios da sua marca. Com esta estratégia, não está apenas a aumentar a pegada da sua marca, como poderá estar a criar relações que levem à sua próxima venda.
Por outro lado, se um objetivo for levar pessoas à sua loja online de venda de produtos, pode criar um anúncio que redirecione pessoas ao seu site e, como tal, aumentar as possibilidades de efetuar uma venda e com um baixo custo de investimento.
Por tudo isto, sabemos que não se pode descurar a presença nas redes sociais. Seja através de um departamento de marketing, ou sub-contratando o serviço, lembre-se que a gestão redes sociais são um excelente veículo de difusão da sua marca, portanto mantenha-as atualizadas e em linha com os seus objetivos de venda.
Conclusão.
Se acha este tema interessante e quer saber mais escreva o seu nome e email:
Imagens e textos coerentes, publicação frequente, resposta rápida são algumas das boas práticas para uma presença frutuosa nas redes sociais. E nem precisa contratar uma Agência de Marketing para as praticar.
Lembre-se que o seu cliente terá todas estas variantes em atenção aquando da próxima compra.
Veja serviços de Gestão de Redes Sociais clicando AQUI.
- Se tem alguma questão ou comentário não hesite e deixe aqui o seu comentário.
- Para não perder um artigo subscreva a Newsletter e siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter: